• UFRJ Nautilus

O uso de Hashtags em Redes Sociais

Hoje em dia, o conceito e uso de hashtags é de conhecimento geral, após a popularização de seu uso no Twitter em 2007, a palavra virou sinônimo de redes sociais. Sendo usada para categorizar, promover campanhas solidárias ou aumentar o alcance de posts e com isso, a ferramenta virou também um sinônimo de marketing. É imperativo que quem trabalha nesse meio faça o uso constante das hashtags em suas estratégias para atingir novos públicos, aumentar o número de seguidores e etc. Neste post iremos mostrar como fazer isso e apresentar como a incorporação de hashtags na nossa estratégia vem ajudando a UFRJ Nautilus.


O que são as Hashtags?


Primeiramente, é necessário entender como as Hashtags funcionam. Elas são maneiras de conectar o conteúdo de redes sociais a um tópico específico, evento, tema ou conversação. Por conta disso, também fazem com que seja mais fácil descobrir posts que sejam relacionados a esses tópicos. Fazendo uma analogia, as hashtags são como pastas em um arquivo, onde se guardam todos os posts de uma rede social.


Por que usá-las?


Agora que já sabemos como as Hashtags funcionam, vamos ver por que é importante usá-las em sua rede social.

  • Aumentar seu engajamento

Incluir hashtags em seus posts faz com que você tome parte em uma conversação acontecendo nas redes sociais e, o mais importante, faz com que seus posts sejam visíveis nessa conversação. Essa visibilidade pode gerar um maior engajamento através curtidas, comentários e compartilhamentos.

  • Criar uma marca

O uso das hashtags também pode contribuir para a construção de uma marca, criando suas próprias hashtags sua marca fica instantaneamente reconhecível, sendo possível até viralizar alguma delas.

  • Apoiar causas sociais

Além disso, você pode demonstrar responsabilidade social e apoiar causas sociais através das hashtags. Um exemplo disso são #EachforEqual e #IWD2020 que foram utilizadas em várias redes sociais no dia internacional da mulher.

  • Contextualizar seu post

No Twitter não há muito espaço para escrever, com apenas 280 caracteres, muitas vezes fica difícil explicar uma situação e a sua visão sobre ela. No Instagram, quanto maior for a sua legenda, menor é a chance dela ser lida totalmente, o famoso “textão”, e o mesmo vale para Facebook, Pinterest, LinkedIn e outros. Menos é mais, portanto, usar as Hashtags para contextualizar o que será falado é muito importante pois evita que você use mais palavras do que precisa e poupa o tempo das pessoas que estão lendo o que você escreveu.

  • Ajuda seu público alvo a te encontrar

No Instagram e LinkedIn, os usuários podem seguir hashtags também, isso significa que o precioso espaço no feed das usuários pode ser acessado mesmo que sua marca não esteja sendo seguida.Então, usar algumas hashtags populares pode fazer com que alguns usuários te encontrem e assim você ganhe novos seguidores.


Como usar as hashtags?


Antes de tudo, verifique se sua conta é pública senão, não importa quantas hashtags sejam colocadas no post, elas só irão aparecer para as pessoas que já seguem sua conta.


Faça isso!

  • Use hashtags relevantes e específicas de sua área

  • As melhores hashtags tendem a ser pequenas e fáceis de lembrar

  • Limite o número de hashtags que será usado


NÃO faça isso!



Como a Nautilus planeja suas tags?


Aqui na equipe utilizamos as tags para aumentar nosso alcance nas redes sociais. Separamos elas em 4 categorias:

  • Alto alcance

  • Médio alcance

  • Baixo alcance

  • Tags próprias

Simplificadamente, o alcance pode ser definido como o número de postagens ou seguidores da tag. Como isso afeta a usabilidade delas?


Basicamente quanto maior o alcance da hashtag, mais pessoas tem chance de visualizar sua postagem. Então porquê usamos tags de baixo e médio alcance, você deve estar se perguntando… Bom, quanto maior o alcance da hashtag, mais pessoas utilizam ela, o que significa que sua postagem tem mais chance de ser inundada por uma infinidade de outras mais recentes. A vida útil de uma postagem numa tag de alto alcance é da ordem de segundos a minutos. Por outro lado, postagens que usam tags de médio e baixo alcance podem ter vidas úteis de dias ou até meses!


Por último, temos as nossas tags próprias, essas são tags criadas pela equipe, nela centralizamos todas as nossas postagens. Então, se um usuário buscar “#GoNautilus” em qualquer rede social ele deve achar as postagens da equipe.


Como escolhemos nossas tags?


Como dissemos anteriormente, pesquisamos as tags que são relevantes do nosso meio, checamos o alcance de cada além de criarmos a nossa própria tag. Assim, podemos criar um “banco” de hashtags para variarmos em cada uma das nossas postagens.


Claro, não nos restringimos ao nosso banco ou à uma pesquisa. Hashtags são fenômenos sazonais, variam com o tempo, portanto, mantemos nossas tags sempre atualizadas e condizentes com as redes que utilizamos.


Para escolher uma lista de tags para uma postagem, fazemos um mistura entre as tags de diferentes alcances e, além disso, sempre utilizando nossas tags próprias.


Qual a efetividade do uso das tags para a Nautilus?

Aqui na equipe implementamos o uso estruturado de hashtags recentemente. Desde então vemos um aumento de 10% a 20% no alcance de nossas postagens e, com isso, muito mais engajamento do nosso público.


Também conseguimos organizar nossas postagens e centralizá-las para fácil acesso nosso e de nossos usuários, só vantagens!


Escrito por José Henrique Draeger e Rodrigo Borges.