Hidrodinâmica e Mecânica

 A área de Hidrodinâmica e Mecânica, como o próprio nome já diz, compreende princípios físicos a respeito do comportamento de corpos submersos na água, porém visa a dar seus membros uma versatilidade, fazendo-os aprender sobre procedimentos de fabricação mecânica na prática, tais quais:

- Geração de desenhos técnicos;

- Seleção de elementos de fixação;

- Especificação de materiais;

- E manuseio de máquinas operatrizes para a usinagem de peças.

Por não podermos de forma alguma deixar que a água chegue ao interior do AUV, um membro de HidroMec passa por uma intensa capacitação para aprender a selecionar e calcular o dimensionamento de O’Rings, nosso principal elemento de vedação. 

Atualmente, a área é dividida em duas linhas de trabalho:

1) Simulação: Os membros dessa subárea são os responsáveis por utilizarem o programa Ansys para simularem os esforços mecânicos que o robô sofrerá para a melhor confecção e escolha de material para as nossas peças. Ademais, eles também realizam simulações fluidodinâmicas (CFD) que nos proporcionarão uma melhor visão de como o arrasto da água atuará na estrutura do AUV, nos torpedos e nos propulsores utilizados na competição

 

2) Criação e Inovação: É a subárea responsável por idealizar os futuros projetos de HidroMec da equipe como, por exemplo, nosso próximo AUV. O que baseiam seus projetos é a união de referências no mercado de robótica atual com nossas demandas internas.  Esses membros são, também, incumbidos da tarefa de modelar e gerar os desenhos técnicos das mais variadas peças do robô, por meio da ferramenta Solid Works.

É importante ressaltar que ambas as subáreas atuam de maneira conjunta. Quando a área de Criação e Inovação decide, por exemplo, que nossas próximas tampas devem ser feitas de um plástico de alta densidade, a área de Simulação, ciente dos esforços e condições do ambiente as quais essas peças estarão inseridas, é que analisará nas simulações se ela está sujeita a uma deformação aceitável e se a tensão máxima não será capaz de proporcionar fraturas irreversíveis. Por conseguinte, a área de HidroMec consegue preparar futuros profissionais com conhecimentos muito diversos.

Membros

Screenshot_20200608-221709.png

Ramon Christian

-Coordenador de Hidromec-

20171108_215108.jpg

Mariana Farias

-Membro de Hidromec-

feijó, hidromec.jpg

Vinicius Feijó

-Membro de Hidromec-

Pedro Gomes

-Membro de Hidromec-

douglas ramos.jpg

Douglas Ramos

-Membro de Hidromec-

Giulia Carvalho

-Membro de Hidromec-

FB_IMG_1591732581133.jpg

Gabriela Torres

-Membro de Hidromec-

Ana Beatriz Ferreira

-Membro de Hidromec-

Cópia de ana beatriz.jpeg
Screenshot_20200609-173914_2.png

Lara Figueiredo

-Membro de Hidromec-

Rodrigo Carvalho

-Membro de Hidromec-