• UFRJ Nautilus

Gestão Empresarial


O texto de hoje vai fazer parte de uma série de dois posts em que explicaremos um pouco sobre gestão empresarial para vocês!


Nesse artigo iremos explicar o que é a gestão empresarial, falar qual o seu objetivo e importância e mostrar os pilares que a compõe, essenciais para colocá-la em prática.


Já para saber o assunto abordado na próxima postagem, vocês vão ter que ler até o final ara descobrir! Então, vamos começar?


A gestão empresarial é um assunto que é relevante para negócios de todos os portes, sendo um dos principais definidores do sucesso de uma empresa. Levando em conta que em pequenas e médias empresas muitas vezes há mais tarefas por pessoa para realizá-las, a gestão empresarial se faz muito necessária! Isso para que o seu negócio possa crescer de forma sustentável.


Mas, a primeira coisa que vocês devem estar se perguntando é: o que é, afinal, gestão empresarial?


Bom, a gestão empresarial é baseada numa série de estratégias que tem como fim levar seu negócio a melhores resultados, a partir da valorização do conhecimento e das habilidades das pessoas, como fazemos na UFRJ Nautilus. Ela ocorre a partir de ações que englobam desde a organização de processos, a administração dos recursos humanos e materiais até o controle das finanças e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.


Percebemos, então, que a gestão empresarial abrange todas as áreas da empresa. O que faz sentido, levando em conta que todos os setores da empresa conversam entre si, sendo necessário realizar a análise de todos para que sejam feitas as melhores tomadas de decisão.

Assim, podemos então explicitar que o seu objetivo é realizar o melhor encaminhamento da empresa, visando otimizar o desempenho e alcançar resultados cada vez melhores.


Para isso, os gestores são responsáveis por planejar, organizar, liderar e controlar as atividades de um grupo de pessoas. Visa influenciar as pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa. Também realizam análise de custo, vendas, contratações e demissões, e tudo o que possa envolver o ambiente de sua empresa. E isso também não muda quando analisamos a Nautilus. A nossa área de gestão é responsável por todos esses processos!


E o que faz uma gestão empresarial ser eficiente? Como aplicá-la ao seu negócio? Bom, para isso, existem 6 pilares a serem levados em consideração: planejamento, controle financeiro, capacitação dos funcionários, tecnologia e um sistema de gestão.


  • Planejamento: É preciso definir as metas da empresa, onde ela almeja chegar. Para isso, é realizado um plano de negócio, enquanto a ideia ainda está no papel. Depois, o plano de negócios deve ser atualizado junto à caminhada de seu negócio.


  • Controle financeiro: Uma boa gestão financeira te deixa a par de todas as movimentações da empresa, o que é essencial para a busca de uma vida de longo prazo para a sua empresa. Importante atentar-se ao fluxo de caixa, uma das ferramentas mais importantes do controle financeiro.


  • Capacitação dos funcionários: uma boa gestão empresarial depende de ter à frente do negócio profissionais qualificados. Todos precisam caminhar junto com a empresa, e uma equipe motivada e capacitada pode definir o curso de uma empresa.


  • Tecnologia: Temos que fazer uso da tecnologia que dispomos atualmente. A automatização de tarefas é fundamental para reduzir erros, acelerar processos, diminuir custos e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa. Para isso, tem-se diferentes softwares e sistemas de gestão empresarial que podemos usar.


  • Sistemas de gestão: Já existem no mercado diversos sistemas de gestão, que são softwares responsáveis por integrar o seu sistema. Ou seja, conectar diferentes áreas de um negócio, compartilhando informações e oferecendo relatórios para a realização de análises.


Agora que já falamos um pouco sobre o que é a gestão empresarial, qual seu objetivo, sua atuação e como colocá-la em prática, espero que vocês tenham entendido sua importância e aproveitado todas as informações dadas neste post.


E, se você quer aprender ainda mais, na próxima postagem vamos dar continuidade ao assunto e falar sobre os tipos de gestão empresarial existentes e quais as melhores ferramentas a serem aplicadas. Fiquem atentos e esperamos por vocês!


Escrito por Sylvia Kremer







0 comments

Recent Posts

See All